RESGATE USANDO PONTOS NACIONAIS
Com os programas nacionais, podemos emitir passagens com milhas e pontos apenas em voos com companhias parceiras. Para este destino específico, em todos os casos, vamos observar uma precificação dinâmica, que podem flutuar conforme a data e a disponibilidade award.
LATAM Pass (LATAM)
A LATAM Airlines não opera voos diretos para Bangkok, principal “porta de entrada” da Tailândia, realizando, portanto, voos com conexões em alguma cidade europeia operada pela LATAM – normalmente Frankfurt ou Londres – ou em Doha no Oriente Médio, para depois seguir até Bangkok, também em voo de alguma companhia aérea parceira. O resgate de passagens pode ser realizado de forma totalmente online com pontos LATAM Pass. No programa, o custo em pontos é baseado no preço da passagem em dinheiro, o que chamamos de tarifa comercial. Sendo assim, quanto mais barato estiver em dinheiro, menor será a quantidade de pontos exigidas.
Ainda com a LATAM é importante destacar o uso da Tabela Fixa para resgates com parceiros. Havendo disponibilidade com a Qatar, por exemplo, é possível realizar o trecho entre São Paulo (GRU) e Bangkok (BKK), com conexão em Doha, por um valor fixo de 146.400 pontos LATAM Pass em Classe Econômica, o que pode ser útil e mais econômico em períodos de maior demanda para esse destino.
Para saber como acumular pontos no LATAM Pass, clique aqui.
Smiles (GOL)
A Smiles, programa de fidelidade da GOL, comercializa dois tipos de tarifas para emissões de passagens de companhias aéreas parceiras: a Tarifa Award e Tarifa Comercial. No entanto, é nas passagens em tarifa award que encontramos os preços mais vantajosos e com baixas taxas de embarque. Estes bilhetes possuem uma disponibilidade limitada e só estão disponíveis para algumas companhias parceiras.
Com a Smiles, não existem companhias parcerias que realizem voos direto para a Tailândia. No entanto, é possível encontrar bilhetes awards, para viagens com conexão, com diversas companhias europeias como a Air France, KLM e Turkish Airlines além da Emirates. No momento da elaboração desta matéria, encontramos disponibilidade award apenas em voos da Air France, KLM e Emirates.
Para voar com a Air France, podemos encontrar voos com conexão em Paris saindo de Fortaleza (FOR), Rio de Janeiro (GIG) ou São Paulo (GRU). Com a KLM, partindo apenas das capitais carioca e paulista com conexão em Amsterdã.
Para saber como acumular milhas na Smiles, clique aqui.
Azul Fidelidade (Azul)
No Azul Fidelidade, existe a possibilidade de emitir voos com pontos em companhias parceiras através do Interline Azul, agora chamado de “Azul pelo Mundo em pontos”. Para a Tailândia, é possível emitir voos com a Air Canada, Emirates e Turkish, uma vez que são parceiras do programa que oferecem tarifas award. No entanto, até a publicação desta matéria, não encontramos nenhuma disponibilidade award com nenhuma dessas companhias.
Em alguns momentos, o Azul Fidelidade costuma disponibilizar descontos para emissões via Azul pelo Mundo em pontos, o que pode deixar o custo em pontos mais baixo e, consequentemente, mais interessante.
Para saber como acumular pontos no Azul Fidelidade, clique aqui.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DE STAR ALLIANCE
Os programas da Star Alliance oferecem voos envolvendo principalmente as companhias Lufthansa, TAP, Turkish Airlines e SWISS. A maior vantagem em vários deles é a oportunidade de emitir voos com precificação fixa, ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
ConnectMiles (Copa Airlines)
O ConnectMiles precifica de forma fixa os trechos entre o Brasil e o Sul da Ásia, com o custo de 50.000 o trecho em Classe Econômica e 82.500 em Classe Executiva. No programa, é possível emitir voos com todas as companhias parceiras da Star Alliance, além de parceiras bilaterais como a Emirates. Entretanto, emissões com a companhia dos Emirados só são possíveis via call center. Seja qual for a companhia escolhida, o custo será sempre o mesmo, dependendo apenas da disponibilidade de datas. Vale ressaltar que o programa não cobra taxa de combustível (YQ).
Para saber como acumular milhas no ConnectMiles, clique aqui.
Aeroplan (Air Canada)
O Aeroplan da Air Canada precifica o trecho em 60.000 milhas em Classe Econômica e 90.000 milhas em Classe Executiva para voos com as companhias parceiras da Star Alliance como a Singapore, por exemplo. Cabe ressaltar que o programa não cobra a desagradável taxa de combustível (YQ).
O programa apresentou boa disponibilidade para voar via África do Sul com a South African (Cidade do Cabo ou Joanesburgo) em conjunto com a Singapore para a Tailândia.
Para saber como acumular pontos no Aeroplan, clique aqui.
Krisflyer (Singapore Airlines)
Já o Krisflyer, programa da Singapore Airlines, cobra 74.500 milhas em Classe Econômica nos voos partindo do Brasil para a Tailândia em companhias parceiras da Star Alliance. Já para a Classe Executiva, o valor cobrado é de 126.500 milhas. A má notícia fica por conta do programa repassar taxas de combustível de voos que partem de fora do Brasil. V
Para saber como acumular milhas no KrisFlyer, clique aqui.
TAP Miles&Go (TAP)
O TAP Miles&GO permite emissões em voos próprios da TAP ou com parceiras. Para a Tailândia, só é possível emitir voos com a Emirates ou companhias da Star Alliance. Para os voos com companhias parceiras, o preço é fixo, com 95.000 milhas em Classe Econômica e 140.000 em Executiva. Nas emissões com algumas companhias, como a Emirates e Turkish, há o repasse da taxa de combustível inclusive para voos saindo do Brasil.
Para conferir o Guia Completo do TAP Miles&Go, clique aqui.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA ONEWORLD
Os programas da oneworld oferecem voos envolvendo principalmente as companhias British Airways e Qatar. Assim como os programas da Star Alliance, muitos programas oferecem a oportunidade de emitir voos com precificação fixa, ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
AAdvantage (American Airlines)
No AAdvantage, não é possível montar os resgates partindo do Brasil para a Tailândia utilizando de uma tabela de valores pré-definidos para a rota, sendo necessário, portanto, montar “somando regiões”. Uma possibilidade é montar a partida do Brasil para o Havaí, onde, de acordo com a tabela, os valores partem de 30.000 milhas em Classe Econômica e 57.500 em Classe Executiva e em seguida adicionar o trecho entre o Havaí e a Tailândia, onde os valores partem de 35.000 milhas em Classe Econômica e 55.000 em Classe Executiva para voos operados pela American Airlines.
Para saber como acumular milhas no AAdvantage, clique aqui.
Iberia Plus
O Iberia Plus também possui uma tabela fixa, neste caso baseado na distância percorrida entre a origem e o destino. Além disso, há uma tabela para voos da própria Iberia e tabelas publicadas para cada companhia parceira. A Iberia não opera voos com destino à Tailândia, restando realizar o trajeto com companhias parceiras da oneworld que realizam voos até Bangkok, como a Qatar, por exemplo. O Iberia Plus precifica o voo entre o Brasil e a Tailândia com a Qatar em 60.000 milhas o trecho em Classe Econômica e 120.000 em Executiva.
Para saber como acumular Avios no Iberia Plus, clique aqui.
Privilege Club (Qatar Airways)
No Privilege Club, é possível emitir de forma online voos da Qatar Airways com conexão em Doha (DOH) ou voos da British Airways com conexão em Londres (LHR). Com as demais parceiras, é possível enxergar a disponibilidade online, mas, para concluir o resgate, é necessário entrar em contato com a central de atendimento do programa.
Para saber como acumular Avios no Privilege Club, clique aqui.
RESGATES USANDO PROGRAMAS DA SKYTEAM
Os programas da SkyTeam oferecem voos principalmente envolvendo as companhias Air France, KLM e China Airlines. Aqui também existe a oportunidade de emitir voos com precificação fixa, ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independentemente da data pretendida. No entanto, são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.
SkyMiles (Delta Airlines)
No SkyMiles, é possível realizar emissões com as companhias parceiras da SkyTeam para destinos onde a Delta não opera voos. Apesar do programa não possuir uma tabela oficial para resgates, em voos com parceiras, existe uma certa estabilidade no preço das emissões no curto e médio prazo. O SkyMiles cobra 60.000 milhas em Classe Econômica nos voos para a Tailândia partido do Brasil. Para a Classe Executiva, o valor cobrado é de 130.000 milhas.
Para saber como acumular milhas no Delta SkyMiles, clique aqui.
Flying Blue (Air France/KLM)
O Flying Blue tem precificação flutuante para os voos com a Air France e KLM. Mesmo para parceiros, o programa não possui uma tabela oficial para resgates. Nos voos próprios, com precificação dinâmica, os valores variam conforme a demanda para o voo. Nas datas com maior disponibilidade award, o programa cobra emissões, na prática, tabeladas (piso-base). Vale registrar que a existência dessas tarifas não estão associadas, necessariamente, às datas em que há disponibilidade para parceiros, como costumam imaginar usuários menos familiarizados com o programa. O Flying Blue repassa taxa de combustível, porém não há cobrança em emissões com origem no Brasil.
Para saber como acumular milhas no Flying Blue, clique aqui.
Flying Club (Virgin Atlantic)
O Flying Club possui uma tabela de resgate para cada companhia aérea parceira, com um preço fixo de acordo com regiões de origem e destino, assim como já observamos em outros programas, como o Iberia Plus e o Executive Club. Já para voos próprios, a Virgin dispõe de sua própria tabela de emissão também baseado de acordo com regiões, além de categorizar valores em alta ou baixa temporada (Peak e Off Peak). Especialmente, partindo do Brasil com destino à Tailândia, o Flying Club está precificando o resgate em 38.000 pontos para Classe Econômica com a Air France, o que pode ser considerado um bom resgate. Repare que dessa vez há um repasse considerável de taxas. Confira abaixo o exemplo para um voo entre São Paulo (GRU) e Bangkok (BKK):
Para saber como acumular milhas no Flying Club, clique aqui.
QUAIS COMPANHIAS PODEMOS VOAR
Como visto, para chegar à Tailândia, não existem voos diretos partido do Brasil. No entanto, é possível chegar a esse destino realizando conexões em diversas cidades do Canadá, Estados Unidos, Europa, África e Oriente Médio partindo do Brasil. Assim, podemos voar com milhas para Bangkok via Estados Unidos com a American Airlines em conjunto com companhias parceiras, Europa pela Air France (com conexão em Paris), Lufthansa (Frankfurt), e KLM (Amsterdã). Da África, é possível fazer conexão em Adis Abeba com a Ethiopian.
Do Oriente Médio, a maioria das companhias possuem voos para a Tailândia. No entanto, o caminho até as cidades de seus hubs possuirão valores em milhas, via de regra, mais elevados do que indo via Estados Unidos ou Europa. Através dessa rota, é possível conectar via Dubai, em voos com a Emirates ou via Doha, com a Qatar Airways, esta última, inclusive, apresentando bons valores para emissão.
Quanto aos programas nacionais, também é possível utilizar o LATAM Pass para voar com pontos para a Tailândia, aproveitando alguma conexão na Europa ou mesmo no Oriente Médio com sua parceira Qatar Airways. No entanto, dado o caráter dinâmico das tarifas do programa, encontrar passagens para Bangkok em valores promocionais é exceção. Embora emissões em caráter de oportunidade sejam possíveis, a imprevisibilidade do programa quanto às tarifas para a rota fazem com que seu planejamento seja melhor otimizado utilizando outros meios.
Para conhecer todas as rotas, recomendamos acessar a ferramenta FlightConnections. Aqui no PP, temos um guia completo sobre o assunto e você pode consultá-lo clicando aqui.